Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Manutenção Industrial

Assistência técnica em circuitos de acionamento elétrico industrial.

Em nossa Assistência Técnica contamos com uma área específica para manutenção de equipamentos industriais.

Os circuitos de acionamento elétrico industrial são compostos de vários dispositivos com funções definidas para proteção, controle, sinalização, conexão, temporização, comutação etc.

Conte conosco para suporte e manutenção em:

  • CLPs (Controlador Lógico Programável)
  • Inversores de Frequência
  • Soft-Starters

CLPS

Controlador Lógico Programável (sigla CLP, do inglês: Programmable Logic Controller – PLC) é um equipamento eletrônico especializado que desempenha funções de controle monitoramento de máquinas e processos industriais de diversos tipos e níveis de complexidade, através de programas específicos desenvolvidos pelo usuário (cada controlador possui o próprio software).

O controlador possui um sistema operacional de tempo real, para controle de processos de alto risco, comum em indústrias, e um hardware que deve suportar condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão, entre outras situações as quais um computador padrão não suportaria.

Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas de automação caracterizados por eventos discretos (SEDs), ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um (ou variáveis ditas digitais, ou seja, que só assumem valores dentro de um conjunto finito). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica. As entradas e/ou saídas digitais são os elementos discretos, as entradas e/ou saídas analógicas são os elementos variáveis, baseados em valores conhecidos de tensão ou corrente.

INVERSORES DE FREQUÊNCIA

Um inversor de frequência (VFD) ou inversor de frequência ajustável (AFD), inversor de frequência variável (VSD) é um tipo de drive de motor usado em sistemas de acionamento eletromecânicos para controlar a velocidade e o torque de motores de corrente alternada variando a frequência e a tensão de entrada do motor.

VFDs são usados ​​em aplicações que variam de pequenos aparelhos a grandes compressores. Cerca de 25% da energia elétrica mundial é consumida por motores elétricos em aplicações industriais.

Os sistemas que usam VFDs podem ser mais eficientes do que aqueles que usam o controle de aceleração do fluxo de fluido, como em sistemas com bombas e controle de amortecedor para ventiladores.

No entanto, a penetração no mercado global para todas as aplicações de VFDs é relativamente pequena.

SOFT-STARTERS

Soft-Starter é um dispositivo eletrônico composto de pontes de tiristores acionadas por uma placa eletrônica, a fim de controlar a tensão de partida de Motor elétrico trifásico‎. Seu uso é comum em bombas centrífugas (máquina de lavar), cooler e motores de elevada potência cuja aplicação não exija a variação de velocidade.

A soft-starter controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência, constituído por seis SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de partida do motor, proporcionando uma “partida suave” (soft start em inglês), a não provocar quedas de tensão elétrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em partidas diretas.

Costumam usar a tecnologia chamada by-pass a qual, após o motor partir e receber toda a tensão da rede, liga-se um contator que substitui os módulos de tiristores, evitando sobreaquecimento das mesmas chaves soft-starters operam com a técnica chamada by-pass, na qual, no final do intervalo de tempo da partida, quando por fim o motor recebe da soft-starter a plena tensão da rede, um contator cujos contatos NA trabalham em paralelo com o arranjo de tiristores de cada fase é acionado, assumindo este a condução da corrente nominal do motor.

Conte com a Opção

Garantia e qualidade nos produtos e serviços que fornecemos. Entre em contato com a gente para saber como podemos te ajudar.